martes, septiembre 02 de 2014

 Língua actual: Português-Portugal , trocar idioma

Curso

«Avaliação em Educação Pré-Escolar – Sistema de acompanhamento de Crianças (SAC)

Áreas: Ciencias de la Educación, General
Data: del 20/04/2009 al 03/06/2009
Horas: 17h00 às 19h00
Local: Departamento de Ciências da Educação e Centro Integrado de Formação de Professores (CIFOP) ( Universidade de Aveiro )
Descrição
O Departamento de Ciências da Educação da UA realiza, de 20 de Abril a 3 de Junho, um Curso de formação sobre «Avaliação em Educação Pré-Escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC)», acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua. CCPFC/ACC-55404/09. As inscrições estão abertas. Na Universidade de Aveiro, decorre um projecto de construção de um sistema de acompanhamento das crianças (SAC) com base num ciclo contínuo de observação, avaliação, reflexão e acção, focalizado nos níveis de bem-estar e de implicação, organização do ambiente educativo, aprendizagem e desenvolvimento das crianças. De acordo com os documentos oficiais que enquadram a acção do educador de infância, torna-se crucial conhecer e saber utilizar procedimentos diversificados de observação, registo e avaliação, quer dos processos, quer dos efeitos (in Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar – Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007). A presente formação visa dar a conhecer o SAC e permitir a sua apropriação pelos formandos, enquanto instrumento de apoio à prática pedagógica que procura agilizar a relação entre práticas de observação, avaliação e edificação curricular. A formação SAC procura desenvolver competências ao nível de práticas de observação/registo/avaliação que sejam sistemáticas, organizadas e reflectidas tomando em consideração as perspectivas dos vários intervenientes, incluindo as crianças; referenciadas aos contexto, processos e resultados, considerando as áreas de desenvolvimento e de conteúdo das OCEPE e a sua necessária integração; dirigida ao grupo em geral e a crianças em particular; e conducentes a planificação e intervenção, constituindo processos que configuram ciclos contínuos de observação, avaliação, e intervenção/desenvolvimento do currículo.
Organiza
País: Portugal
Instituição: Universia Portugal
Convoca: Universidade de Aveiro
Informação complementar
URL: http://uaonline.ua.pt/detail.asp?lg=pt&c=14421